Assim como os outros órgãos do nosso corpo, a pele também envelhece por influência de fatores intrínsecos ao organismo, como a nossa genética, estado hormonal e estresse oxidativo. A produção endógena de colágeno e a função de barreira que mantém a hidratação natural da pele também fica prejudicada.
Como a pele é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo, sua saúde e beleza estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares e ao estilo de vida escolhido. A exposição cumulativa ao sol, álcool, tabagismo e a poluição ambiental são fatores que terminam acelerando o nosso relógio biológico.
Seja pelo passar do tempo ou devido à exposição a fatores ambientais, a pele do rosto pode ficar desidratada e sem vida, as linhas finas e manchas podem começar a aparecer e a pele pode perder o seu brilho natural. Para hidratar e melhorar a qualidade da pele, é importante adotar uma rotina de cuidados baseada em três pilares principais: limpeza com sabonete, hidratação com produtos voltados ao tipo de pele e proteção através do uso do filtro solar.
Algumas vezes pode ser difícil restaurar a qualidade da pele apenas com o uso de produtos tópicos. Nesses casos, é importante procurar o dermatologista para uma orientação sobre tratamentos e procedimentos mais profundos, duradouros e com resultados mais imediatos, realizados no próprio consultório.