ENDOCRINOLOGIA
Doenças da tireoide
A tireoide é uma glândula localizada no pescoço, no formato de uma pequena borboleta. Os hormônios da tireoide T3 e T4 são fundamentais para o adequado funcionamento de diversos sistemas do nosso corpo.
As principais doenças da tireoide são o hipotireoidismo, hipertireoidismo, inflamações da tireoide (tireoidites), nódulos de tireoide e câncer de tireoide.
Diabetes Mellitus
O diabetes representa um grupo de doenças metabólicas que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose (açúcar) no organismo.
As formas mais comuns são o diabetes tipo 2 (90-95% dos casos) e o diabetes tipo 1 (5-10%). Destaca-se ainda o diabetes gestacional, que representa a principal complicação metabólica da gravidez.
Infertilidade
Dentre as causas associadas à dificuldade de engravidar, destacam-se as alterações hormonais, tais como alteração dos hormônios da tireoide, aumento da prolactina (hiperprolactinemia), síndrome dos ovários policísticos (SOP) e hipogonadismo, além da obesidade.
Sobrepeso e Obesidade
A obesidade (IMC ≥ 30kg/m2) é considerada uma epidemia no Brasil e fator de risco para várias outras doenças, como diabetes e hipertensão.
A prevenção é fundamental e entre as estratégias de tratamento, destacam-se modificações de estilo de vida, terapias comportamentais, medicamentos e cirurgia bariátrica, que deverão ser avaliados individualmente em cada caso pelo endocrinologista.
Doenças do Metabolismo Ósseo
A osteoporose e a osteopenia são doenças endócrinas silenciosas, mais prevalentes no sexo feminino e na pós-menopausa, e estão associadas a um maior risco de fraturas ósseas. O diagnóstico é feito pela densitometria óssea.
A vitamina D é um pró-hormônio fundamental para a manutenção de níveis adequados de cálcio no corpo e sua deficiência prejudica principalmente a saúde do osso.
Distúrbio dos Lipídeos, como colesterol e triglicerídeos
O excesso de colesterol ocorre por fatores genéticos e alimentares, sendo fator de risco para infarto e AVC.
Níveis elevados de triglicerídeos associam-se a obesidade, diabetes e síndrome metabólica.
O tratamento baseia-se em medidas de estilo de vida e em alguns casos, medicamentos.
Hirsutismo
O excesso de pelos pode estar relacionado a um excesso da produção de hormônios masculinos (androgênios) pelos ovários e/ou glândulas adrenais, sendo a causa mais frequente a síndrome dos ovários policísticos (SOP).
Doenças da Hipófise
A hipófise é considerada a principal glândula do corpo humano, localizada na base do cérebro e produtora de vários hormônios (ACTH, TSH, FSH, LH, prolactina e hormônio do crescimento).
Entre as doenças neuroendócrinas, destacam-se os tumores hipofisários produtores de hormônios (como a acromegalia, doença de Cushing e prolactinomas) e não-produtores de hormônios, além do hipopituitarismo (diminuição da produção dos hormônios da hipófise).
Doenças das Adrenais
As adrenais são glândulas localizadas próximo a parte superior de cada rim.
Entre as doenças das adrenais, destacam-se:
– Nódulos da glândula adrenal, funcionantes ou não, como feocromocitoma (tumor produtor de adrenalina, noradrenalina e/ou dopamina), aldosteronoma (tumor produtor de aldosterona) e tumores produtores de cortisol
– Hiperplasia adrenal congênita (alteração genética na produção do cortisol)
Doenças da Paratireoide
Destacam-se as doenças que cursam com produção aumentada ou diminuída do hormônio que regula os níveis de cálcio (PTH ou paratormônio). Inclui-se a avaliação de hipercalcemias e hipocalcemias.
Alterações no Ciclo Menstrual
A irregularidade menstrual pode estar associada a alterações hormonais, dentre as quais destacam-se a síndrome dos ovários policísticos (SOP), hiperplasia adrenal congênita, aumento da prolactina, obesidade, hipotireoidismo e hipertireoidismo.
Acompanhamento pré e pós operatório de Cirurgia Bariátrica
A cirurgia bariátrica é uma das opções de tratamento para obesidade e está indicada quando o IMC é ≥ 40kg/m ou IMC ≥ 35kg/m2 associado a comorbidades (como hipertensão e diabetes, por exemplo).